• Lara Barros

Vendas por telefone: ainda é uma boa estratégia?

Você ainda utiliza a abordagem de vendas por telefone? Acredita que essa ainda seja uma boa estratégia? Estamos tão acostumados com o surgimento de novos meios e veículos de comunicação e vemos como as novas gerações se inseriram por inteiro nessas novas formas de comunicação que somos levados a pensar que os meios tradicionais estão fadados a desaparecer, mas na verdade, não funciona exatamente assim.


O que a maioria esquece é que nesses novos tempos, o que temos sempre ao nosso lado é o celular, que entre tantas funcionalidades está lá também receber ligações! Hoje é quase impossível passarmos 1 hora do nosso dia sem esse aparelho na mão, e muitos dos usuários preferem receber uma ligação de negócio ao invés de uma mensagem considerada invasiva pelo WhatsApp.


Com um pouco de estratégia e modernidade, fazer uso desses meios ou usá-los dentro do marketing podem dar muito certo. Vender por telefone é um excelente exemplo disso.


O que é telemarketing?


A definição é de que Telemarketing é a prática de promoção de vendas ou serviços por meio do telefone (ativa e receptiva) e também pode incluir atendimento e suporte ao cliente, principalmente quando se tratam de produtos ou serviços tecnológicos.


Hoje, o telemarketing é visto como um inconveniente, mas isso porque as ligações pararam de ter um preparo especifico e os discursos viraram robóticos e maçantes, quando na verdade, o marketing direto por telefone é uma das práticas mais eficientes para se conectar com seus leads e clientes. Por ser o meio que mais se assemelha a uma conversa presencial, é uma ótima opção por trazer respostas rápidas e clareza.


Manual para executar uma boa venda por telefone:


Qualificação de leads


Leads são pessoas ou organizações que demonstraram algum tipo de interesse pela sua oferta, ou que estão na sua lista de prospectados, mas ainda não são clientes! Nem todos os leads gerados pela empresa são realmente potenciais clientes. Para identificar as oportunidades mais quentes, é preciso fazer uma triagem para descobrir quais são do perfil de cliente ideal, ou seja, possuem condições de adquirir a sua solução e estão em momento de compra.


Existem 6 características que te auxiliam na hora da qualificação, são elas:


Busca – Você pode estar olhando para sua lista de prospecção, por isso, é importante procurar o máximo de informações possíveis da empresa para ver se ela realmente se encaixa como cliente. Vale até olhar em todas as redes sociais.

Necessidade - Qual a dor que ele enfrenta, a sua solução realmente atende esse problema?

Adequação – Sua empresa consegue atender por completo o lead? Até questões de localização precisam ser levantadas.

Orçamento – É preciso ter o match perfeito entre o budget do cliente o custo mínimo do seu serviço.

Autoridade – O seu lead é o contato certo dentro da empresa? É ele que toma as decisões finais?

Timing – Na hora da conversa, é preciso entender o timing do lead, está pronto pra fechar de imediato ou apenas orçando para planos futuros?


Divulgação de promoções


Organize o telemarketing da empresa como uma ferramenta de comunicar novidades, boas novas e lançamentos (além de promoções), é uma excelente maneira de mostrar aos clientes que a sua empresa se importa com ele.


Não é recomendado divulgar todos os seus serviços, o ideal é que o contato com o cliente seja direcionado a atender às suas reais necessidades.


Ferramentas certas


Agora que você já qualificou o seu lead e se organizou na estratégia certa que irá atingi-lo, é hora da ação! Para isso é imprescindível ter as ferramentas certas que irão garantir a melhor experiência de contato para o seu possível cliente.


Ligações baixas, que travam e até mesmo desligam no meio da conversa, causam uma má impressão e podem até te desqualificar diante aos concorrente, por isso é necessário um investimento nessa área caso opte pelo caminho do telemarketing.


Analises


Depois de toda a ação é preciso um pensamento analítico para buscar informações que possam te ajudar ainda mais em uma futura conversa, mesmo que breve sempre conseguimos extrair alguma informação.


As pessoas não costumam participar de pesquisas, então utilizar a ligação como ferramenta para buscar respostas é um ótimo aliado.


No tópico de cima mencionei investimentos na área da telefonia, e aqui também entra essa importância. Ter todas as gravações das suas ligações e relatórios te ajudam a chegar em um atendimento de qualidade.


Gostou do artigo, mas ficou com alguma dúvida sobre o tema ou deseja saber mais sobre nossas soluções em telecomunicação? Entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores!


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