top of page
blog (2).png

Comunicações Corp.

Um blog repleto de novidades sobre o mundo das Comunicações Corporativas Unificadas, modelo híbrido de trabalho, mobilidade e muito mais. Posts toda semana.

  • Foto do escritorLara Barros

Tendências em tecnologia para 2022: saiba em que você precisa investir

Toda invenção surge da resolução de um problema que enfrentamos, a solução vem com o objetivo de facilitar e melhorar a nossa vida. Nos últimos dois anos de pandemia nos deparamos com diversos desses problemas que nos acarretaram em grandes transformações, inclusive, tecnológicas.


Por meio da tecnologia, a sociedade trilhou um novo caminho de desenvolvimento, expandindo fronteiras e aprimorando processos e sistemas. Agora, é tempo de prever os próximos passos e de construir as novas estratégias.


Listamos algumas das principais tendências tecnológicas para 2022 que prometem dominar o cenário dos negócios com inovação digital em médio prazo.



Tendências tecnológicas para 2022


1 – Inteligência Artificial


A inteligência artificial vem se integrando à rotina das empresas, em todos os setores, de diversas maneiras. O IDC indica que os gastos globais com TI passarão dos US$ 464 milhões em 2021, com previsão de crescimento exponencial em 2022.


Ela deverá ser utilizada de forma robusta no atendimento ao cliente, pois a junção com o machine learning aprimora a comunicação com os clientes, propiciando uma linguagem cada vez mais próxima da natural.


2 – 5G


O 5G já é uma tecnologia que opera em países como Estados Unidos, Filipinas e China. No Brasil, ela começa a ser implementada em 2022 e a estimativa é de que demore entre 2 e 5 anos para chegar às maiores cidades.


Apesar do tempo de implementação, a revolução tecnológica provocada no mundo dos negócios pelo 5G deve fervilhar no decorrer de 2022. Isso porque a expectativa é de que empresas dos mais variados setores acelerem a preparação para desfrutarem da tecnologia quando ela de fato puder ser colocada em prática.


A expectativa é de que o 5G abra portas para novos serviços, como cirurgias remotas, carros autônomos e experiências de realidade virtual.


3 - Cloud – servidores online


Especialistas acreditam que até o final de 2021, o mercado global de infraestrutura em clouds públicas aumentará 35% e chegará a cerca de US $120 bilhões.


Muitas empresas já estão usando tecnologias e computação em cloud para a garantia do armazenamento de dados de forma online. Isso possibilita que os colaboradores acessem arquivos de qualquer lugar do mundo e otimize o fluxo de trabalho, mas em 2022, a tendência é que isso cresça ainda mais.


4- Metaverso


Nome dado ao mundo virtual criado para “imitar” a realidade, através de dispositivos digitais. Nele, as pessoas utilizam a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada para interagir com o próprio espaço, com conteúdo e com outras pessoas por meio de avatares.


O conceito, apesar de parecer ainda bastante futurístico, parte do princípio da Realidade Aumentada (RA), que já é utilizada por muitas empresas para levar ao cliente experiências de compras cada vez melhores e mais personalizadas.


5 - Trabalho Híbrido

A pandemia do novo coronavírus acelerou o processo que muitas empresas tomariam de forma gradativa que é o de mandar parte da força de trabalho para o home office, ou anywhere office — com o colaborador tendo a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar.


A tendência é que esse modelo de trabalho passe a ser fixo e que isso possa contribuir para que a empresa consiga economizar com infraestrutura, ao mesmo tempo que entrega mais qualidade de vida aos colaboradores.

19 visualizações

Posts Relacionados

bottom of page