top of page
blog (2).png

Comunicações Corp.

Um blog repleto de novidades sobre o mundo das Comunicações Corporativas Unificadas, modelo híbrido de trabalho, mobilidade e muito mais. Posts toda semana.

  • LogMeIn’s

Sofreu uma violação de dados? Saiba o que fazer a seguir

Você abre seu e-mail e ali está: a notificação de uma empresa sobre uma violação de dados. Talvez seja um site que você usa o tempo todo ou de uma compra feita uma vez há muito tempo. De qualquer forma, hackers violaram sua privacidade. Eles roubaram ou expuseram informações como seu endereço de e-mail ou senha. Então, o que você deve fazer para minimizar danos e evitar se tornar uma vítima do cibercrime?

Confirme antes de clicar

Qualquer potencial incidente de segurança pode te colocar em pânico. Antes de tudo, respire e controle bem antes de clicar em qualquer link. O remetente é realmente um endereço de e-mail da empresa? Ou vem de um domínio diferente? Você encontra mais informações sobre o incidente em uma rápida pesquisa na web ou se vai ao site da empresa?

Às vezes, hackers mandam notificações falsas de violação de dados. Quando você está com medo, provavelmente vai agir sem pensar. Um link de phishing te levará a um formulário falso para te convencer a colocar seu login ou outros detalhes pessoais. Então respire fundo e certifique-se de que o alerta seja legítimo.

Preste atenção aos conselhos da empresa

A empresa que está te notificando de sua violação de dados provavelmente irá compartilhar detalhes sobre os dados roubados. Dados comumente hackeados incluem endereço de e-mail, nome de usuário, senha, nome, data de nascimento, números de cartão de crédito, endereço ou número da conta. No caso de hacks governamentais, os atacantes podem roubar CPFs, logins de restituição de imposto e CNHs. Em violações de dados médicos, eles geralmente roubam histórico médico, registros de saúde e informações do convênio.

Em resumo, o tipo de informação roubada pode variar, então preste atenção ao conselho da empresa sobre os dados vazados e qual é a ação apropriada. Por exemplo, a empresa violada pode oferecer monitoramento de crédito caso os hackers tenham usado os dados vazados para fraude financeira.

Mude as senhas imediatamente

Você deve atualizar sua senha quando a empresa disser que conseguiram parar o ataque e conter o prejuízo. Senhas vazadas são geralmente vendidas na dark web ou adicionadas a base de dados que hackers usam para decifrar senhas. Mudar uma senha vazada garante que os hackers não consigam entrar em sua conta. Se estiver usando a mesma senha em outras contas na internet, essas também precisam ser mudadas imediatamente. Um gestor de senhas pode ajudar a criar e armazenar senhas fortes e inserir suas credenciais quando você retornar a um site para fazer login.

Monitore a dark web

Um gestor de senhas como o LastPass também pode te ajudar a ficar de olho em atividades suspeitas com suas informações pessoais na dark web. Com alertas da dark web, a solução monitora continuamente uma base de dados de credenciais violadas. O LastPass te notifica imediatamente de qualquer combinação com seu endereço de e-mail. Assim, você pode agir rapidamente, mudando senhas e atualizando a segurança da conta para manter os hackers longe.

Fortaleça a segurança com autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores é uma maneira cada vez mais comum e fácil de adicionar segurança robusta a suas contas online. Opções padrões incluem usar um app para gerar códigos ou mandar notificações push para um dispositivo verificado. A autenticação de dois fatores adiciona um passo a mais para provar que a pessoa certa está entrando em uma conta e bloqueia acessos não autorizados em tempo real.

Use um gestor de senhas

Quando falamos em cibersegurança, pro atividade é melhor do que reação. Tomar passos para reduzir seu risco online pode fazer uma grande diferença. Claro que não é possível prevenir outras empresas de ter violações de dados, mas você tem controle sobre seus próprios hábitos de segurança.

Se e quando uma violação de dados ocorrer, essas recomendações facilitam o controle de qualquer dano em potencial. Obtenha um gestor de senhas como o LastPass para colocar essas dicas em ação antes de outro incidente de segurança. Você irá fortalecer e simplificar sua segurança online e se sentirá pronto para responder à próxima violação de dados rapidamente e com sucesso.

Para saber mais sobre como oferecer uma ótima experiência ao seu público, entre em contato para conhecer nossas soluções: marketing@acomip.com.br

Texto reproduzido do blog LogMeIn:

20 visualizações

Posts Relacionados

bottom of page