• Lara Barros

Ouvir um “não” te assusta?

Dizem os boatos, que só é possível se tornar um bom vendedor, quando em sua carreira teve que enfrentar diversas portas fechadas na cara.


De acordo com pesquisa da Experian Hitwise, no Brasil por exemplo, a taxa de conversão média é baixíssima: apenas 1,65% de quem entra nos sites acaba comprando algo.


É mais ou menos, 2 vendas para 10 leads. Com todas essas afirmações, porque ainda temos tanto medo do não na hora de negociar com o lead?


Deixe o medo pra trás


Saiba que este medo é, de fato, muito comum. Não somente entre os profissionais de Vendas, mas em todas as áreas que se relacionam com o público final. A questão é que essa barreira precisa ser encarado como uma oportunidade e não como uma afronta.


Para vencer essas objeções, você deve se preparar com os melhores argumentos e estratégias e deixar vários desses conceitos ultrapassados de lado.


#5 Dicas práticas sobre vendas e as objeções


01. Presta atenção:


Muitas vezes os vendedores já conhecem tanto seu produto e o que funciona que acabam seguindo um mesmo script, um grande erro! O que todo cliente quer é se sentir único, então ouça atentamente e concentre-se no que ele está falando, mostre que você apoia ou compreende a sua necessidade especifica.


02. Enfrente logo de uma vez:


Sabemos que algumas perguntas difíceis devem ser feitas na hora da negociação e muitas vezes ficamos postergando com medo da reação do prospect, mas se a fizermos o quanto antes poderíamos evitar problemas maiores no futuro. Quando você pergunta algo como: “Sr, vocês estão prontos para investir R$ 100k para resolver esse problema?”; abre espaço para o não surgir, e isso nos leva ao próximo ponto.


03. Mais “não” = mais tempo:


Nem todos são clientes qualificados para o seu produto/serviço, seja por custo ou por necessidade, então quanto mais rápido um não chega, mais tempo na sua agenda para novas oportunidades que podem te dizer “sim”. Matemática básica.


04. Toda tentativa se torna aprendizado:


Mesmo que não tenha rolado uma venda, você usou seu tempo e conhecimento naquele prospect, nada mais justo que pedir um feedback geral. “Sr, o que faltou, na sua opinião, para que o nosso projeto virasse realidade? “Aproveite a derrota e estude o que faltou para as próximas.


05. Questione


Se você realmente acredita no que está vendendo, algumas objeções do cliente podem parecer sem sentido e cabe você questionar de volta, isso transmite confiança e certa preocupação, acrescentando: por quê? Como assim é caro?.


Estar confiante é pré-requisito para lidar bem com a rejeição natural em Vendas

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