• Lara Barros

O que é uma VPN e como ela funciona?

Uma Virtual Private Network (VNP), ou Rede Virtual Privada, em português, é uma forma de criar conexão entre diferentes dispositivos através de uma rede pública, como a internet. Esse tipo de comunicação ganha muita atenção quando o assunto é segurança, pelas informações trocadas serem criptografada e quase impossível de ser acessadas por terceiros.


Além disso, a Rede Privada Virtual possui a grande vantagem de ser bem mais barata que os links dedicados. A sua a Internet também está presente em todo o mundo com pontos de acesso espalhados por todos os lugares. As redes VPN são muito utilizadas pelas grandes empresas, especialmente nas companhias em que funcionários trabalham remotamente, seja nas ruas ou no sistema home office, para se conectar à estrutura interna mesmo estando longe.


Por que eu preciso de uma VPN?


Cada vez as nossas vidas ocorrem de forma online, fazemos nossos serviços bancários, mantemos contato com amigos, verificamos nossos registros médicos e trabalhamos online. É importante que todas essas informações sobre você não fiquem expostas por aí. Se você não proteger sua conexão com a Internet, corre o risco de que hackers, governos, seu provedor de Internet, sites, seu empregador e outros descubram mais sobre você do que você gostaria. Uma VPN protege seus dados de todos esses grupos.


Para que serve uma VPN? Existem muitos motivos diferentes para as pessoas começarem a usar uma VPN. Os maiores podem ser resumidos da seguinte forma:


1. Oferecem mais segurança online.

2. Aumentam sua privacidade online.

3. Permitem que você navegue com mais liberdade (burlando restrições e censuras online).

4. Torna o Wi-Fi público mais seguro.


Outra aplicação comum das VPNs é a de conectar computadores distantes em redes corporativas particulares. Usada normalmente por funcionários que precisam acessar a rede da empresa em casos de viagens ou home office, ela permite que a rede do trabalho identifique o IP da máquina, via login e senha, conferindo acesso às informações que são privadas e só estão disponíveis dentro da organização.


Uma VPN deixa sua conexão com a Internet mais lenta?


É verdade que algumas VPNs podem piorar a velocidade da Internet disponível, ainda mais se a quantidade de tráfego que ela envia for bastante grande. Afinal, uma VPN redireciona sua conexão por meio de um servidor remoto. Isso leva mais tempo, portanto, sua conexão com a Internet pode ficar lenta. No entanto, nem sempre é esse o caso.


Existem muitas VPNs que fazem tudo ao seu alcance para tornar sua conexão de internet o mais rápida possível (e às vezes até mais rápida do que você está acostumado).

Se a velocidade da sua internet for restringida artificialmente pelo seu ISP ou outro terceiro, uma VPN pode tornar sua conexão mais rápida. A VPN garante que esse limite não se aplique mais a você, para que você possa usar todo o potencial da sua conexão.


Em outras palavras, uma VPN melhora significativamente sua privacidade e segurança online e é uma parte vital de suas precauções de privacidade e segurança.

11 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo