O gerenciamento unificado de ameaças, mais conhecido como UTM (Unified Threat Management), se refere a uma única solução de segurança que oferece diversas funções em um único ponto da rede. Esta tecnologia foi inicialmente desenvolvida para utilização em grandes redes corporativas com dezenas de equipamentos e informações confidenciais a serem criptogradas e protegidas.
Recentemente a tecnologia se difundiu e seu uso passou a ser válido também para pequenas e médias empresas devido ao avanço acelerado das ameaças virtuais. Geralmente, um dispositivo UTM inclui funções como: antivírus, antispyware, anti-spam, firewall de rede, detecção e prevenção de invasões, filtragem de conteúdo e prevenção de vazamentos.
Nas diversas soluções encontradas no mercado são fornecidos, também, serviços como roteamento remoto, conversão de endereços de rede (NAT) e suporte a redes virtuais privadas (VPN). O que chama atenção é a simplicidade: organizações que já tiveram fornecedores ou dispositivos diferentes para cada tarefa de segurança podem obter tudo junto, do mesmo fornecedor.
Veja a seguir o que significa os príncipais conceitos tratados na tecnologia UTM:
FIREWALL: HARDWARE | SOFTWARE
Firewall é uma solução de segurança baseada em hardware ou software que, a partir de um conjunto de regras ou instruções, analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas. O objetivo de um Firewall é bloquear o tráfego de dados indesejado e liberar acessos bem-vindos.
SERVIDOR PROXY: CONTROLE ADM
É comumente utilizado para garantir que o uso da Internet esteja de acordo com a política de uso do local. Um proxy de filtragem de conteúdo suportará autenticação de usuário, para controlar o acesso a web. Também produz registros com detalhes das URL's acessadas pelos usuários.
ANTIVÍRUS: ANTISPAM | DDOS
Solução contra ameaças de ataques em evolução. O anti-vírus trabalha de forma inteligente para prevenir, detectar e responder automaticamente todas as ocorrências. Assim, o computador detecta, e elimina, possíveis ameaças aos servidores, além de impedir a instalação, e propagação, de ataques feitos por hackers.
VPN
Projeto de interligação de unidades, acessos remotos e colaboradores home office. Tráfego de dados de maneira segura. Desta forma as filiais conseguem acessar servidores da matriz e trabalhar como se estivessem no mesmo ambiente, além da possibilidade de usuários externos visualizarem e gerenciarem informações remotamente.
Gostou do conteúdo?
Nos siga em nossas Redes Sociais para ter acesso às novidades.
ความคิดเห็น