• Lara Barros

O futuro da intranet chegou!

A comunicação interna é uma área dentro das empresas que está diretamente relacionada ao engajamento e aumento de produtividade dos colaboradores. Mesmo com tantas aplicações como aliado, é um setor que sofre com muitas críticas na maioria dos ambientes corporativos.


Uma das estratégias mais conhecidas, e utilizadas, é a intranet. Um ambiente virtual, exclusivo, dentro das empresas que possui espaços para compartilhamento de informações tornando-se essencial para a difusão de dados entre colaboradores.


Por mais que a intranet seja algo indispensável para uma boa comunicação interna, chega um momento em que ela deixa de gerar resultados. Nessas horas, é preciso evoluir e trabalhar de forma ainda mais eficiente.



O que é intranet?


As intranets são centrais compartilhadas, e exclusivas, de trabalho digital. Elas possuem uma enorme diversidade de aplicações, e recursos, para a melhoria da comunicação entre os colaboradores.


Esta forma de se comunicar possibilita o maior engajamento entre departamentos (onde todos os colaboradores da empresa estão conectados), melhorando significativamente o trabalho em equipe, além de aumentar a agilidade na troca de informações. Um comunicado importante da gerencia, por exemplo, pode ser divulgado em instantes para todas as filiais (e sedes) da organização.


Dentre as diversas funcionalidades, por exemplo, há a possibilidade de armazenar arquivos e documentos de forma digitalizada, auxiliando assim na redução do consumo de papel. Ainda que a impressão de documentos aconteça, ela fica limitada à demanda, evitando desperdícios de tempo, dinheiro e recursos. Não são todas as empresas que conseguem aproveitar 100% de seu potencial. Dentre os motivos estão à falta de investimento ou o não conhecimento completo de suas funcionalidades.


A Evolução da Intranet – As Redes Sociais Corporativas


É praticamente impossível falar de internet sem mencioná-las. As Redes Sociais Corporativas são mais alinhadas ao perfil colaborativo, se apresentam como a evolução da intranet. Armazenadas em nuvem, com baixos custos de instalação e manutenção, as redes sociais estimulam a produtividade e o maior engajamento entre colaboradores.


Elas permitem o diálogo, a troca de informações em tempo real através de chats corporativos, notícias, base de conhecimento, gamificação, blog entre outros módulos que também trazem benefícios para incentivar a integração entre as equipes e entre os membros individuais da equipe.


As redes sociais são propulsoras do ambiente colaborativo e elas dependem menos dos controles e processos de TI que engessam a intranet. O gerenciamento dos fluxos fica na mão dos gestores e dos próprios colaboradores.

Além de todas as funcionalidades de uma rede social comum, com grupos de postagens, aniversários, enquetes, álbuns fotográficos, elas possuem o diferencial de integrar todas as aplicações necessárias para o funcionamento da empresa, como CRM, Gestão Documental e Workflows, E-mail, Cloud, Videoconferência e outras diversas opções.


Vale ressaltar que a página da rede social corporativa é exclusiva para os colaboradores e os seus acessos em cada página podem ser gerenciados individualmente. Mas para, além disso, os seus clientes e parceiros podem te procurar pelo mesmo chat que os demais, unificando as suas comunicações.

40 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo