top of page
blog (2).png

Comunicações Corp.

Um blog repleto de novidades sobre o mundo das Comunicações Corporativas Unificadas, modelo híbrido de trabalho, mobilidade e muito mais. Posts toda semana.

  • Foto do escritorLara Barros

Internet 5G: O que eu preciso saber?

Nos dias de hoje você consegue se imaginar sem conectividade? Assim como eu, você costuma ficar irritado quando a internet trava ou quando fica instável? Pois é! Ficou muito difícil aceitar uma rotina sem estar conectado.



A promessa do 5G


A tecnologia 5G tem despertado a curiosidade das pessoas, para saber qual será seu impacto. Com a promessa de velocidade até 20 vezes mais rápida do que a atual, essa novidade pode trazer inúmeras vantagens, inclusive para as empresas.


O setor de tecnologia de rede sem fio não para de crescer. Estudos apontam que, até 2024, a cobertura 5G vai atingir cerca de 65% da população mundial. Outro estudo encomendado pela Nokia através da Omdia mostrou que com a implementação do 5G no Brasil, devemos ter um impacto de 1,2 trilhão de dólares no PIB até 2035.


Com a intenção de promover uma comunicação móvel ainda mais rápida e confiável, o 5G pretende trazer resultados impressionantes e mudar ainda mais a maneira que nos relacionamos com a Internet das Coisas (IoT). Ao passo que se torna mais popular e abrangente, novos serviços poderão ser ofertados e novas possibilidades se tornarão reais. Além disso, as coisas que já fazemos com nossos smartphones ficarão ainda melhores.


5G no Brasil


Poucas cidades no mundo atualmente contam com a cobertura 5G, que enfrenta um grande desafio para a sua efetiva consolidação. No Brasil, o processo de implantação está atrasado. Nosso país ainda não distribui a internet 5G comercialmente por questões legislativas, políticas e comerciais.


As discussão necessárias sobre quais caminhos deverão ser percorridos para que o 5G alcance todo o território no Brasil também estão lentas. Uma das maiores dificuldades para a implementação da nova geração é a interferência na frequência 3,5 GHz.


Pressões pelas partes mais interessadas já ocorrem desde o início do ano, porque os investimentos e lucros que serão obtidos desse setor serão altíssimos, mas são diversas regras estabelecidas pelos agentes reguladores. Ao que tudo indica, ainda temos um longo caminho até a implementação do sistema.


É certo que sabemos que essa internet irá revolucionar e movimentar ainda mais muitas áreas do mercado, é tempo de se atualizar e não ficar para trás nesse processo. Investimentos em tecnologias e ferramentas de qualidade são um caminho certeiro.

30 visualizações

Posts Relacionados

bottom of page