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Comunicações Corp.

Um blog repleto de novidades sobre o mundo das Comunicações Corporativas Unificadas, modelo híbrido de trabalho, mobilidade e muito mais. Posts toda semana.

  • Foto do escritorLara Barros

Grandes empresas que são um exemplo na Comunicação Interna

Já falei aqui no nosso blog sobre a importância de uma boa comunicação interna para as empresas. Se recorda? Se mesmo depois de ler aquele texto não conseguimos te convencer, se prepare! Vou te apresentar alguns cases de sucesso que vão te fazer mudar de ideia na hora!


Relembrando, Comunicação Interna é um setor planejado, com objetivos definidos para possibilitar toda a interação entre organização e colaboradores. Com ela é possível aprimorar os relacionamentos e aumentar a produtividade, o engajamento e até mesmo os resultados financeiros de uma organização.


Existem diversos pontos dentro da comunicação interna que podem ser melhorados, nos cases abaixo vou mostrar alguns deles. Dê uma olhadinha.


Cases de Sucesso:


1. Best Buy

O turnover é um grande terror para as empresas. A taxa de rotatividade é um indicador de qualidade interno.


A Best Buy foi uma das primeiras, grandes empresas multinacionais de eletrônicos, a ser reconhecida, mas internamente sua fama estava caminhando em outra direção. Quando viram que estavam batendo quase 60% de rotatividade dos funcionários eles decidiram investir em uma estratégia muito conhecida, Rede Social Corporativa.


Eles criaram um ambiente colaborativo com trocas de ideias e informações, tornando a comunicação fluida e diminuindo o turnover para 12%.


2. Nubank

Um dos bancos digitais mais utilizados, no Brasil, é um dos principais exemplos em comunicação interna transparente. Para isso, eles realizam dois eventos que envolvem todos os funcionários e servem propósitos similares.


O Coffee Break e a MegaDemo acontecem todos os meses com o objetivo de apresentar os principais projetos e resultados da empresa. A intenção é dar visibilidade a todos dos objetivos, conquistas e visões para o futuro.


3. Starbucks

Quem também faz parte do time que só começa o dia depois de um cafézinho?


A rede de cafeteria multinacional entendeu que uma empresa só cresce se seu time crescer junto. Nos Estados Unidos, a Starbucks pagou 100% da graduação online oferecidos pela Universidade do Estado do Arizona para seus 140 mil funcionários do país. E a proposta vale para todos os cursos, independentemente da área e sem obrigação de permanecer no emprego após a formatura.


4. Wise Up

A escola de idiomas todo ano lança o programa Hunting Winners, que é uma espécie de game e atua em ritmo de competição na captação de alunos. A estratégia da empresa visa engajar os colaboradores em torno de um ideal: integrar as equipes e demonstrar a força de cada colaborador nos resultados e nas metas da Wise Up.


A empresa já utiliza o Endomarketing há anos para ajudar na comunicação interna. Sempre priorizam e integram a empresa por meio de convenções, focando na divulgação de vídeos e transmissões online para dar um direcionamento à rede, funcionários e franquias.


5. Netflix

Sendo uma entre as 15 empresas mais procuradas para se trabalhar, a Netflix divide de forma muito aberta alguma de suas estratégias internas. O principal é a força que a cultura interna perpetua entre os colaboradores, seus valores são bem definidos e aplicados na pratica.


O colaborador tem a liberdade, e a responsabilidade, de criar o próprio horário; os líderes não controlam as equipes e apenas dão contexto ao time; decisões são sempre tomadas com a equipe inteira reunida; a autonomia é um pilar cada vez mais importante; como bem-estar, todo dia tem distribuição de pipoca!


E agora, percebeu a importância de desenvolver a cultura organizacional com base na comunicação interna na sua empresa?

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