top of page
blog (2).png

Comunicações Corp.

Um blog repleto de novidades sobre o mundo das Comunicações Corporativas Unificadas, modelo híbrido de trabalho, mobilidade e muito mais. Posts toda semana.

  • ACOMIP Marketing

Gerenciar os processos da sua empresa, com os colaboradores em Home Office, é possível?

Para a grande maioria das empresas, descobrir a possibilidade de exercer o trabalho remoto foi uma das poucas experiências agradáveis que a pandemia de COVID-19 trouxe nesse ano de 2020. Os benefícios que os colaboradores passaram a ter, trabalhando de suas casas, são considerados de grande valia para a melhora da qualidade de vida.


Exercer as atividades demandadas em horários flexíveis, ambientes menos formais, estresse do dia a dia reduzido, sensação de conforto e mais tempo com a família. Esses são alguns dos benefícios mais citados pelos colaboradores de empresas que se adaptaram ao Home Office.


Por outro lado, como seria possível compreender o nível de produtividade das empresas neste momento? Como será que as empresas têm gerenciado seus processos nessa nova realidade? Será que isso deveria ser uma preocupação?


Gestão de Processos


Gerenciar os processos de uma empresa não é tarefa simples. Mas possuir os processos bem definidos é essencial para aproveitar ao máximo os recursos e aumentar o desempenho e a produtividade. Mas afinal o que é Gestão de Processos?


Também chamada de BPM (Business Process Management) a gestão de processos se deve ao gerenciamento do negócio através de uma visão sistêmica, ou seja, é uma abordagem que analisa, executa e monitora os processos dentro de uma organização.


Esse tipo de gerenciamento, visa equilibrar e organizar as diversas atividades realizadas pelos departamentos envolvidos em uma empresa. Assim, é possível visualizar de forma dinâmica o objetivo a ser atingido e os resultados como um todo.


Workflows

A maneira mais efetiva para gerenciar processos é mapeando fluxos de trabalho, também conhecidos como workflows. Geralmente os fluxos são utilizados para coordenar tarefas entre colaboradores e sincronizar dados entre sistemas.


Essa tecnologia foi desenvolvida para minimizar os problemas na coordenação de trabalhos colaborativos e gerar maior produtividade. O que pode ser uma saída para um melhor controle das atividades a serem realizadas.


Desafio


Na realidade atual das empresas, é fundamental a adoção de uma solução de Gestão de Processos. Solução esta que permita assegurar a uniformização e automatização dos processos de trabalho e que garanta que os dados, informações ou tarefas passem de colaborador a colaborador, de acordo com seu departamento.


A partir do momento em que uma empresa adota uma solução com este objetivo, assegura que os processos de trabalho sejam respeitados. E talvez este seja o maior desafio nessa nova realidade de Home Office.

73 visualizações

Posts Relacionados

bottom of page