top of page
blog (2).png

Comunicações Corp.

Um blog repleto de novidades sobre o mundo das Comunicações Corporativas Unificadas, modelo híbrido de trabalho, mobilidade e muito mais. Posts toda semana.

  • Foto do escritorLara Barros

Ferramentas Pagas x Ferramentas Gratuitas: Qual a melhor escolha?

Em um cenário com um mercado tão competitivo, é certo que as empresas precisam sempre investir em infraestrutura e acompanhar o ritmo dos avanços tecnológicos para assim poder garantir a sua vantagem competitiva e produtividade.


Mas ao buscar novas soluções, nos deparamos com uma ampla diversidade. Como escolher a melhor? Vale à pena escolher a ferramenta gratuita? Será que só ela basta?

Nesse momento é preciso fazer a famosa “listinha de prós e contras” para avaliar as suas reais necessidades. Vamos lá?



O que deve ser considerado?


De início, a diferença que mais chama a atenção para o consumidor é o valor e o impacto econômico que, a aplicação, pode causar para empresa. No entanto, nem tudo deve ser apenas sobre economia, inclusive deve-se considerar que por serem gratuitos, alguns erros e falhas (não previstas) podem acontecer no meio do percurso e te fazer arcar com consequências desagradáveis.


Aquela historia do barato sai caro acontece mais do que se imagina. Mas acredite, é possível evitar essa dor no seu bolso.


Limitações

É normal se deparar com ferramentas gratuitas que ofereçam planos pagos. Essa estratégia faz com que seja necessário “ativar” benefícios. Se pensarmos em praticidade e produtividade, é algo que pode não compensar de primeiro momento, já que não há a possibilidade de comparar com os concorrentes, que podem oferecer melhores propostas.


Já as ferramentas totalmente gratuitas encontram dificuldades em apresentar funcionalidades, que uma opção paga poderia oferecer, como a impossibilidade de compartilhar a tela de apresentação, arquivar projetos na nuvem, número limitado de usuários, impossibilidade de realizar um bate-papo com grandes equipes e período de, entre outras dificuldades. Sendo assim, a aplicação se torna um problema e não uma solução. Personalização

Uma funcionalidade importante das ferramentas pagas, que gera um retorno significativo para a empresa, é a personalização das plataformas para a necessidade dos usuários. Criação de campos estratégicos, layout, integrações e permissões, agilizam os processos internos e geram praticidade para as operações.


A possibilidade de mudar o visual para adaptar a linguagem visual da empresa, traz o sentimento de pertencimento e aculturamento da empresa gerando, também, maior integração e colaboração entre os colaboradores.

Proteção Devido a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) o assunto “Vazamento e compartilhamento de dados privados” vem sendo muito explorado pelas empresas. Um tema de extrema importância para que os departamentos de segurança se assegurem com relação a questões, e situações, de vulnerabilidade. Quanto maior a quantidade de dados que circulam em plataformas internas e corporativas, maior será o risco de eles se perderem ou serem acessados por pessoas indesejadas. É preciso analisar e certificar o nível de segurança proposto por cada empresa, normalmente essas proteção aparece como principal indicador das ferramentas pagas. Suporte Uma das maiores vantagens ao contratar um serviço, aplicação ou solução, é o suporte que ele te oferece. Ao se deparar com alguma dificuldade na utilização da ferramenta, dúvida ou problema técnico, é necessária a facilidade de contato com uma pessoa especializada e a disponibilidade do suporte, e não uma F.A.Q com perguntas prontas feito de maneira genérica que acabam não atendendo completamente o seu problema. Conseguimos te ajudar? Esperamos que sim. Aqui na ACOMIP possuímos diversas soluções que cumprem seu papel com o cliente e acima de tudo possuem o objetivo de gerar produtividade e melhores resultados para seu time de colaboradores, clientes, fornecedores ou parceiros de negócio. Fique ligado em nossas próximas postagens!

70 visualizações

Posts Relacionados

bottom of page