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Comunicações Corp.

Um blog repleto de novidades sobre o mundo das Comunicações Corporativas Unificadas, modelo híbrido de trabalho, mobilidade e muito mais. Posts toda semana.

  • Foto do escritorLara Barros

A importância de uma boa comunicação interna

Uma empresa é formada por diversos departamentos e pessoas, e para seu bom funcionamento é necessário que todas as partes se comuniquem de forma fluida e sem ruídos. A base de todo e qualquer ser humano é a comunicação, presente desde o nascimento, é por ela que desenvolvemos a nossa capacidade de relacionamento. Nas relações pessoais já encontramos grandes desafios por ir de encontro com as diferenças, no âmbito profissional se torna um desafio ainda maior.




Comunicação Interna

Comunicação interna é a transmissão e compartilhamento de informações dentro da empresa, tendo como público-alvo os colaboradores. Seu objetivo é alinhar as atividades dos profissionais à cultura organizacional, garantindo que todos fiquem bem informados e engajados em seu trabalho.

Sem uma boa comunicação com os colaboradores, suas estratégias dificilmente alcançarão os resultados esperados. Um funcionário desinformado e desmotivado jamais será produtivo.


Os Resultados Positivos


- Aumento de produtividade


Os colaboradores engajados com os objetivos da empresa se empenham mais para atingir resultados e contribuir com o negócio. Quando o mesmo passa a entender melhor seu papel dentro da empresa, sua importância e o impacto que seu trabalho gera maiores e melhores resultados para a companhia.


- Clima Organizacional e Cultura da Empresa

As pessoas passam mais da metade do seu dia no ambiente profissional, é quase como sua segunda casa. Por isso é tão importante todos estarem alinhados com a cultura da empresa e se sentirem parte desse ambiente da forma mais confortável.


A comunicação interna estimula os profissionais a desenvolverem relacionamentos interpessoais e o espírito de cooperação. Assim a informação circula livremente entre os departamentos e todos conhecem o propósito de seu trabalho.


A tendência é o aumento dos níveis de satisfação e bem-estar no ambiente. Com um clima mais leve, respeitoso e produtivo.


- Turnover

A taxa de rotatividade é uma grande preocupação, pois indica a frequência de saída de colaboradores da empresa. Uma vantagem para qualquer organização é reter ao máximo seus talentos, e comunicação para o público interno é um grande aliado nessa batalha. Um bom relacionamento faz com que os colaboradores se sintam valorizados e reconhecidos pela organização


Como Aplicar Uma Estratégia De Comunicação Interna


Comunicação Escrita

A comunicação escrita é uma das mais usadas no ambiente de trabalho e talvez a mais pratica, ela contempla desde os post-it deixados em cima da mesa, até as trocas de mensagens por e-mail.


Hoje em dia você pode usar e abusar dessa modelo para manter a comunicação sempre clara e transparente.


Os formatos mais conhecidos são newsletters, e-mails, sistemas da intranet, manuais, redes sociais corporativas e aplicativos de mensagens.


Comunicação verbal

Na comunicação verbal devemos tomar cuidado por ser mais fácil de perder as informações importantes. Reuniões são o exemplo mais básico desse tipo de comunicação, mas os diálogos informais são importantes da mesma forma.


Também entram nessa categoria: as palestras, podcasts, videoconferência, áudios, workshops e treinamentos, ou mesmo conteúdos em vídeo e confraternizações.


Comunicação visual

A comunicação visual inclui todas as peças de comunicação da empresa. Esse tipo de comunicação ajuda a organizar melhor os espaços do escritório e criar um ambiente de trabalho agradável e harmonioso, além de aumentar a visibilidade de notícias e informações importantes.

Alguns exemplos de formatos são logotipos, placas de sinalização, adesivos de parede, banners, cartazes, quadros, murais de recados, etc.

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