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Comunicações Corp.

Um blog repleto de novidades sobre o mundo das Comunicações Corporativas Unificadas, modelo híbrido de trabalho, mobilidade e muito mais. Posts toda semana.

  • Foto do escritorLara Barros

A dependência das Redes Sociais

Se na segunda-feira você também ficou reiniciando o celular ou achando que era a sua internet o problema, bem-vindo ao time.


Estamos tão acostumados com essas redes sociais grandes que nunca achamos que o problema está nelas próprias mas devemos ter isso como um alerta.

Geralmente o Instagram, WhatsApp e Facebook não passam mais de meia hora fora do ar, dessa vez foram mais de 06 horas fora do ar levando o Facebook a um prejuízo de aproximadamente US$7 bilhões, e acreditem afetou diversas pessoas tanto no âmbito pessoal quanto profissional.


Agora, eu te pergunto: E se as suas redes deixassem de existir, você continuaria fazendo negócios na internet? Ter uma conta no Instagram, Facebook ou WhatsApp é ter uma presença online? Quantas vendas você perdeu por não ter outro canal de comunicação?


Além dos recentes e preocupantes escândalos de vazamentos de dados envolvendo o Facebook e mais de 500 milhões de telefones e dados pessoais de usuários. A queda das redes nos faz perceber essa grande questão do monopólio, os maiores canais de comunicação estão concentradas na mão de um único gestor, para além de questões banais isso implica em uma possibilidade antidemocrática de pensamentos, experiências e ideias.


A internet deveria ser uma experiência que abre um espaço de pluralidades e diversidades e hoje essa experiência está muito restrita.


Por isso, nós sempre falamos da importância de você construir canais próprios, se posicionar de forma diferente nesse mercado que está tão competitivo. É crucial que você tenha sim redes sociais, mas atrelado a isso também tenha um site, um blog, invista em campanhas patrocinadas, tenha um telefone para contato, e-mails.


De acordo com a nona pesquisa O Impacto da pandemia de coronavírus nos Pequenos Negócios, 70% dos pequenos negócios vendem online, conforme informa o especialista em negócios digitais do Sebrae, Ivan Tonet. Desse total, 84% se comunicam via WhatsApp; 54% via Instagram; e 51% pelo Facebook.


Tenha canais de comunicação e procure o diferencial, em momentos de crise global você pode criar uma oportunidade. Nos dias de hoje é impossível ficar 6h sem comunicação com clientes e parceiros, então esteja preparado.


Tenha opções


  1. Tenha um site. Um site é algo seu, onde você tem total domínio. Se não tiver como investir em um, existem alternativas gratuitas que você pode colocar no ar você mesma, e depois investir em um mais profissional.

  2. Dentro desse site você pode oferecer um canal de Chat Online, disponibilizar um chat online em seu blog pode ser uma das maneiras de aprofundar sua relação com os seguidores, ficando disponível para resolver questões e tirar dúvidas.

  3. A telefonia não morreu! Muitos usuários, principalmente a nova geração costumam fugir de ligações telefonias, mas por incrível que pareça, ainda não existe meio mais rápido e que mais aproxime as pessoas de um contato pessoal do que o telefone.

  4. Invista em uma Rede Social Privada, assim como o site, é um lugar de seu domínio mas com mais possibilidades. É um ambiente em que colaboradores, clientes, fornecedores e outras pessoas que fazem parte de alguma forma do dia a dia da empresa interagem e trocam informações.

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