top of page
blog (2).png

Comunicações Corp.

Um blog repleto de novidades sobre o mundo das Comunicações Corporativas Unificadas, modelo híbrido de trabalho, mobilidade e muito mais. Posts toda semana.

  • Foto do escritorLara Barros

Privacidade e Proteção de Dados nas Corporações

Após o lançamento do documentário “O Dilema das Redes” os usuários da web, no mundo, se atentaram à exposição dos dados pessoais na internet, assunto este que já era visto com certa preocupação por parte das organizações e corporações.


Apesar de este ser um tema já abordado pelo departamento de segurança das corporações, as questões de privacidade e segurança não são fáceis de serem tratadas ou resolvidas. Situações como: transformação das políticas de privacidade dos aplicativos, ataques de hackers, táticas avançadas de cibercriminosos e despreparo dos usuários e funcionários causam exposição de informações sigilosas e tornam a empresa vulnerável.



Os Ataques No Brasil


Um levantamento realizado por um laboratório especializado em segurança digital da PSafe, projeta que mais de 473 mil brasileiros tenham sido vítimas do golpe de "Clonagem do WhatsApp" só no mês de setembro, uma média de mais de 15 mil vítimas do golpe por dia.


Existem diversas formas de atacar o usuário como clonagem, phishing – utiliza a imagem de uma marca famosa para roubar os dados, clonagem de SIM, oferecimento de cartões de créditos e empréstimos. À medida que a tecnologia avança de modo acelerado deixando brechas na segurança, os oportunistas aceleram os ataques na mesma velocidade.


Sabemos que muitos funcionários se comunicam através do WhatsApp seja com clientes ou os próprios colaboradores. O risco para esse cenário é ainda maior, o diretor da Dfndr LAB – laboratório especializado em segurança digital, explica “O uso do smartphone pessoal para fins pessoais e profissionais facilita o acesso de cibercriminosos a informações confidenciais, inclusive de empresas. Os dados corporativos são muito valiosos para cibercriminosos e os prejuízos causados pelos vazamentos deles são incontáveis, ultrapassando os danos financeiros e podendo afetar a confiança dos clientes e até a reputação da empresa”.


Os Riscos para as Empresas


Pelos inúmeros benefícios da tecnologia, todas as informações e dados sensíveis – informações dos a respeito dos colaborares e empresas parceiras – estão sendo compartilhados e armazenados em sistemas na nuvem.


Além das transações bancárias serem feitas totalmente digitalmente, assim muito dinheiro circula pelas vias virtuais, o que gera ainda mais preocupação com a segurança de dados.


Um invasor que consiga acessar a nuvem tem as informações completas da empresa e dos demais para causar grandes estragos. Ou seja, a preocupação com a segurança da gestão de contratos e relações entre empresas decai nas costas dos empreendedores.


Como se proteger


É fundamental que a empresa utilize ferramentas tecnológicas que ofereçam protocolos rigorosos de segurança e proteção de dados. Todos os colaboradores devem estar cientes dos perigos e seguir os padrões de privacidade de empresa, para isso, ofereça treinamentos sobre a temática alertando e se atualizando das ameaças existentes.


O uso do WhatsApp no âmbito profissional deixa a desejar sobre essas questões, por não oferecer normas abrangentes sobre a temática. Procure soluções especializadas para empresa.


A ACOMIP está adequada a todos os requisitos da LGPD e oferece soluções na área comunicações unificadas, PABX na nuvem, gestão de processos, garantindo ferramentas organizadas, simples, seguras. As soluções envolvem uma ferramenta com mecanismo criptografado para maior privacidade e segurança.

41 visualizações

Posts Relacionados

bottom of page