top of page
blog (2).png

Comunicações Corp.

Um blog repleto de novidades sobre o mundo das Comunicações Corporativas Unificadas, modelo híbrido de trabalho, mobilidade e muito mais. Posts toda semana.

  • Foto do escritorLara Barros

PABX Analógico ou PABX na Nuvem: Descubra o melhor para o seu negócio!

A comunicação sempre vai ser a base de toda e qualquer empresa e alguns desafios comuns são encontrados nessa área, não é tão simples conseguir a fluidez necessária nesse processo.


Uma das soluções que atuam diretamente nessa é o PABX, ele funciona como uma central telefônica, reúne as ligações em um único sistema que encaminha cada chamada para a pessoa ou área correta.


Com o impacto da internet esse sistema foi revolucionado transformando os dados analógicos de voz em dados digitais, transmitido através da internet e armazenando as informações na nuvem.


Para escolher entre as diferenças e variedades que existem do PABX é preciso conhecer cada um e entender qual melhor irá atender completamente a sua necessidade.



Conheça o PABX Analógico e o Digital


PABX Analógico

Esse é certamente, o mais conhecido. Trata-se do modelo convencional, responsável pelas ligações e totalmente compatível com as operadoras, ele depende de uma estrutura fixa com fiação e com o equipamento para redirecionamento, por esse motivo ele não acaba sendo o mais econômico.


Exige a instalação de uma central com uma estrutura complexa e manutenção constante para o bom funcionamento do mesmo. Ainda é bastante utilizado principalmente em grandes empresas e tradicionais.


Em tempos de pandemia e home office, essa estrutura fixa também acaba sendo um empecilho, as ligações só podem ser feitas e recebidas aonde o equipamento foi instalado, limitando a mobilidade do colaborador e aumentando o tempo de resposta as chamadas.


PABX na Nuvem

Ele apresenta todas as características que o PABX convencional, como identificador de chamadas, gerenciamento das ligações, transferência de chamadas, chamadas em espera e realização de chamadas distintas para cada ramal. Além disso, oferece URA personalizada, música de espera, gravação de chamadas, mensagem por e-mail, no geral, são 80 funcionalidades.


A diferença é que é uma solução em telefonia totalmente gerenciada, armazenada e mantida na internet através de tecnologia de computação em nuvem, ao invés de um equipamento físico no local.


O que garante mais produtividade, eficiência e mobilidade. Os dados podem ser acessados de qualquer lugar e, assim, é possível ter um nível maior de economia.


Uma vantagem significativa é que o PABX em nuvem pode integrar com outros canais de comunicação, fortalecendo a sua estratégia Omnichannel.


Como escolher o melhor para sua empresa


O uso do PABX sempre será uma boa opção, como mencionei anteriormente, a comunicação sempre vai ser a base de qualquer empresa e nada melhor do que ferramentas para ampliar os resultados dessa área.


O primeiro passo é conhecer o seu negócio, tire um tempo para estudar os relatórios já existentes, ter uma planilha de custos e investimentos, mapear os processos atuais e só assim você irá conseguir construir uma planejamento estratégico.


O PABX analógico é ideal para empresas que ainda não têm necessidade de recursos mais avançados ou empresas que precisam garantir que o colaborador se encontre em seu espaço de trabalho fixo.


Já o PABX na Nuvem é a opção perfeita para quem sempre busca novidades, aquelas que querem implementar o modelo Anywhere Office e precisam que os seus colaboradores estejam em constante movimento, visitando cliente e possíveis parceiros.

456 visualizações

Posts Relacionados

bottom of page