• Lara Barros

Vendas pelo WhatsApp: essa é uma boa oportunidade para você?

O nosso grande facilitador de comunicação entre amigos e familiares, será que também serve na hora de negociar com o cliente? São 120 milhões de usuários no Brasil e o app está instalado em 99% dos celulares nacionais, ou seja, o seu potencial cliente com certeza está presente nesse aplicativo e pode ser uma oportunidade enorme para aproveitar.


Se o seu público está presente nesse app, você também precisa estar! Mas isso não significa que você deve agir do mesmo modo que o seu Whatsapp pessoal, é preciso ter uma estratégia pensada e ações planejadas. Apesar de ser um aplicativo comum do dia a dia e dar essa impressão de informal, a visão profissional de vendas precisa continuar presente.


Se você não sabe por onde começar ou precisa de algumas dicas para melhorar seu desempenho ainda mais nesse app, continua lendo esse post que vou tentar dar algumas sugestões!




Utilize o WhatsApp Business


O WhatsApp Business é uma versão voltada a empresas, especialmente negócios individuais e de menor porte. Possui uma série de funcionalidades bacanas para você vender mais, a começar pela possibilidade de uso do telefone fixo para registro, com certeza vai facilitar muito para os seus cliente te acharem com o mesmo número para ligação e mensagem.


Com um perfil comercial, o usuário que conversa com você sabe que está falando com uma empresa. Isso exige a sua atenção quanto ao preenchimento do perfil, já que ele funciona como um cartão de visitas.


Funcionalidades do WPP Business:


1. Mensagem automática:

É possível configurar uma mensagem automática de boas-vindas ou ausência e ainda criar atalhos rápidos para respostas padrão. Com essas opções você pode abusar da criatividade, talvez facilite o seu atendimento colocar uma mensagem automática pedindo os dados do cliente logo que ele te mandar a primeira mensagem, ou apenas incluir o básico como “Olá! Como posso ajudar?”.


2. Números:

Outro recurso bem legal são as métricas, sempre importantes para uma estratégia de vendas. Nesse caso, elas informam os números de mensagens enviadas, entregues, recebidas e lidas.


3. Etiquetas:

Tem ainda etiquetas para marcar os clientes com informações como “pagamento pendente” ou “pedido finalizado”, isso pode te ajudar, e muito, na sua organização. Enfim, vale experimentar tudo o que ele oferece, até mesmo para buscar um maior profissionalismo para o seu negócio.


Defina os horários de atendimento


Como já falado, por ser uma aplicativo muito rápido para a comunicação, algumas coisas podem acabar se confundindo e ninguém quer receber mensagens 22h da noite sobre trabalho né?! Por isso, é importante definir os seus horários.


O próprio aplicativo permite que você coloque os seu horário de trabalho e assim fica visível para que todos os clientes saibam em qual período encontrará profissionais para tirar as suas dúvidas.


Caso receba mensagens fora do seu horário, você pode programar mensagem de ausência como “Olá! Agradecemos a mensagem, não estamos disponíveis no momento, mas assim que possível iremos retornar!”


Tenha um bom planejamento


Assim como em qualquer outra estratégia de marketing ou de atendimento, para que as ações sejam efetivas é preciso ter um planejamento. Caso mais de uma pessoa fique responsável por essa mídia, é preciso que as conversas sejam padronizadas e as regras estabelecidas seguidas por todos os profissionais. Dessa forma, há uma redução dos riscos de erros, além de otimizar o recurso e permitir um melhor controle do uso da ferramenta.


Com relação a comunicação, é preciso ter em mente que você vai ter contato com todo tipo de cliente, aqueles antigos, os recém chegados e os que nem conhecem a empresa, para cada um, deve ser utilizado a abordagem mais adequada e não de forma geral.


Então, de forma bastante prática, tenha um cronograma de mensagens. Deve ser um instrumento que prevê quando e como abordar o cliente conforme ele ingressa e avança pelo seu funil.


Organize os clientes


Se você é uma empresa grande que tem diversos clientes, talvez seja interessante salvar os contatos com algumas informações além do nome, para na hora de enviar a mensagem seja mais fácil de achar.


Uma estratégia de organização é renomear os contatos conforme o estágio de relacionamento com seu negócio. Assim você agrupa, por exemplo, aqueles para os quais você vende mais seguidamente.


Ofereça conteúdo por listas de transmissão


Você não está proibido de enviar propaganda pelo WhatsApp, bem pelo contrário. Só não limite a sua estratégia apenas nisso. Com a comunicação adequada, as suas campanhas podem ser muito bem vistas.


Mas enviar mensagem um a um da trabalho gigantesco e criar um grupo não é algo interessante para os clientes. A solução são as listas de transmissão, você pode segmentar por cada fase do cliente e enviar a comunicação de uma vez só.


Utilize o WhatsApp Web


O WhatsApp Web traz facilidade para sua comunicação, esse serviço que possibilita a você abrir e gerenciar o aplicativo por uma janela em seu navegador na internet, pelo computador.

Fica muito mais simples acompanhar as conversas com os clientes, enviar e receber arquivos, por uma tela maior e com a ajuda do teclado.


Você também pode pedir para um colaborador ficar com o celular e o outro pelo computador, assim você ganha dois operadores em uma conta.


Aproveite o status do WhatsApp


Como no whatsapp normal existe o recurso Stories. Uma publicação que fica disponível apenas por 24 horas, com tempo limitado também de exibição. Você pode aproveitar o espaço para publicar algo que chame a atenção da sua rede.


Assim, todo aquele que tiver o seu número na agenda poderá ver sua mensagem. Vale, por exemplo, para divulgar uma promoção ou anunciar novos produtos à venda.


Ainda estamos aprendendo a utilizar o WhatsApp no meio profissional, e claro que precisamos tomar alguns cuidados, mas no geral, é um espaço que pode ser explorado e trazer muitos benefícios.


56 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo