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Três maneiras de dar espaço aos funcionários remotos para atingir resultados

Talvez você pense que os funcionários remotos já tenham todo o espaço que eles poderiam precisar. Fisicamente, eles estão longe do escritório e têm mais liberdade de trabalhar quando e como eles preferem. Mas com um chefe controlador – especialmente se não estiver acostumado em gerenciar equipes remotas -, esse espaço importante pode desaparecer. Colaboradores remotos querem realizar seu trabalho de forma eficaz, mas podem ficar frustrados com muitas mensagens instantâneas, e-mails, reuniões e telefonemas.

O ajuste ao trabalho remoto é normal tanto para funcionários como para gerentes. Experimente estas táticas para dar o espaço necessário aos colaboradores:


1. Agende check-ins conforme as atualizações do projeto

Para minimizar interrupções e evitar o microgerenciamento, agende horários específicos para obter atualizações do seu time. Quando todos sabem exatamente quando é a próxima reunião, eles podem planejar seu dia de trabalho de acordo.

Use uma ferramenta de videoconferência de qualidade como o GoToMeeting para essas reuniões virtuais. Assim, os funcionários podem compartilhar suas telas, aproveitar a qualidade HD de vídeo e áudio, e até ter reuniões gravadas e transcritas. Depois de saber como está o andamento de tudo, você e os seus funcionários podem voltar a trabalhar sem interrupções para alcançar a melhor produtividade.

2. Crie um calendário compartilhado

Claro que você precisará contatar sua equipe entre as reuniões marcadas. Uma gafe comum de gerenciar uma equipe remota é assumir que os funcionários estão sempre em suas escrivaninhas e podem largar o que estão fazendo imediatamente. Tente ter empatia – muitos trabalhadores remotos estão lidando também com filhos, animais de estimação, cônjuges e colegas de quarto. Criar um calendário compartilhado provê visibilidade de quando os funcionários estão disponíveis e de quando eles planejam tirar folga.

Tome cuidado para não ir tão longe e criar um calendário com detalhes não necessários. Quando um funcionário define um horário como “ocupado”, essa informação já deve ser suficiente. Respeitar seus compromissos fora do trabalho ajuda muito a criar e manter confiança mútua.

3. Mantenha-se conectado, mas seja flexível

Ao trabalhar remotamente, a linha entre trabalho e vida pessoal se torna embaçada. Se sua empresa usa uma aplicação de chat, encoraje seus funcionários a manter seus status atualizados. Se eles fizerem uma pausa para almoço, derem uma volta com seus filhos, ou tiverem um compromisso pessoal, peça a eles para mostrarem que estão temporariamente indisponíveis.

E como um gerente, respeite esses limites. Se alguém estiver longe do computador, você pode deixar uma mensagem, mas seja claro que você não espera que eles respondam imediatamente. Isso ajuda a garantir que eles não se sintam pressionados a correr durante essas pausas necessárias.

Finalmente, seja paciente conforme seus funcionários aprendem a navegar em um estilo de trabalho mais flexível. Mantenha o diálogo aberto e encoraje-os a encontrar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal que melhor se adapte a eles

Espaço aos funcionários não é só a única coisa para obter os benefícios do trabalho remoto. Saiba mais no nosso e-book Guia do Trabalho Remoto.

*This originally appeared on LogMeIn’s blog

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