• Lara Barros

Modelo Híbrido e o Futuro do Trabalho

Atualizado: 30 de mar.


Se pararmos para analisar 2019, apenas dois anos atrás, e olhar para a cultura de trabalho naquela época, embora o trabalho remoto fosse bastante comum em alguns campos, a maior parte das pessoas ainda tinham a rotina diária de se deslocar para o escritório compartilhado.

Um avanço rápido para 2021, e uma boa maioria dos escritórios adotou a cultura de trabalho remoto ou está até mesmo migrando para o modelo de trabalho híbrido.


O tempo passou e com isso as necessidades dos funcionários também foram evoluindo, por isso, é importante que as organizações se adaptem às mudanças rapidamente e façam com que seus funcionários se sintam valorizados e apoiados. De acordo com um estudo realizado pela Deloitte, 43% das empresas pesquisadas não permitiam que seus funcionários trabalhassem em casa ou o faziam raramente antes de 2020.


No entanto, a pandemia do COVID-19 mudou o cenário para muitos campos, forçando todos aqueles que podiam fazem seu trabalho remotamente para mudar para o modelo de trabalho em casa para um distanciamento social seguro. Além disso, o mesmo estudo da Deloitte afirmou que quase 54% dos funcionários não querem voltar ao escritório agora e preferem trabalhar em casa.



O que é trabalho híbrido?


O trabalho híbrido tem muitas variações. Algumas empresas podem permitir que todos os funcionários tenham a flexibilidade de trabalhar no local e remotamente durante a semana. Outras empresas podem ter funcionários trabalhando em tempo integral remoto ou em tempo integral no local. E outros podem permitir uma combinação dos dois.


Esse novo modelo de trabalho se inspirou em conceito que é visto no mundo todo, chamado Anywhere Office. O termo traduzido significa, “escritório em qualquer lugar”. É isso que essa cultura representa: a possibilidade de trabalhar em espaços variados. Desde que o espaço apresente internet e as condições de trabalho para você se manter produtivo, ele já considerado nessa cultura, isso inclui cafés, casa de praia, de campo, coworking, entre outros.


Modelos de trabalho híbrido


A cultura de trabalho híbrida pode ser dividida em quatro categorias:

  • Modelo “à vontade” : os funcionários têm a flexibilidade de vir ao escritório de acordo com sua conveniência.

  • Modelo “Split-week” : Os dias de trabalho podem ser divididos em dias de trabalho no escritório e dias de trabalho em casa. Por exemplo: os funcionários podem optar por trabalhar no escritório por dois dias e trabalhar em casa pelo resto da semana.

  • Modelo de “trabalho em turnos” : Muitas organizações já operam neste modelo onde alguns funcionários da equipe trabalham no turno da manhã e os demais trabalham nos turnos da tarde ou da noite.

  • Modelo “semana a semana” : este modelo permite que os funcionários alternem semanas trabalhando remotamente e no escritório. Essa é uma ótima opção para funcionários localizados longe do escritório, pois permite que eles consolidem suas viagens e tirem semanas alternadas de seus deslocamentos.


Como adotar um modelo de trabalho híbrido

Para adotar um modelo de trabalho híbrido, você precisa das pessoas, processos e tecnologia certos.


Pesquise seus funcionários para descobrir o que eles precisam


Para construir um modelo híbrido que funcione para sua empresa, converse com sua força de trabalho para conhecer suas vontades e necessidades. Ao envolver os funcionários, você pode criar um modelo de trabalho que mantém seu pessoal motivado a fazer o melhor trabalho. Uma sugestão é enviar uma pesquisa aos colaboradores e avaliar o sentimento de cada um.


Crie a infraestrutura que dará suporte ao trabalho flexível


Na melhor das hipóteses, o trabalho híbrido fará a ponte entre os ambientes remoto e local para que os funcionários possam trabalhar juntos com facilidade. Você precisará investir em tecnologias que permitam isso, como ferramentas de comunicação e equipamentos de videoconferência no local.


Invista na cultura da empresa


Seja intencional em reforçar a cultura da sua empresa. Isso é ainda mais importante em um modelo de trabalho híbrido, onde nem sempre é possível passar pela mesa de alguém ou conversar com um bebedouro. Invista em oportunidades que encantem seus funcionários, como gamificar parte da experiência de integração da sua empresa.


Dois pontos importantes é estabelecer as melhores práticas de comunicação em toda a empresa, incentivando os líderes de equipe a definir expectativas claras com seus funcionários; Crie horários de escritório para gerenciar o tráfego no local de trabalho e fornecer flexibilidade aos funcionários.


Crie uma ótima experiência no local de trabalho


Não deixe a experiência no local de trabalho escapar. Embora seus funcionários não venham ao local todos os dias, é importante garantir que eles não percam o interesse em ir em algum momento. Se o fizerem, isso poderá levar a mais não comparecimentos e a uma experiência mais maçante no local para aqueles que aparecerem. Isso seria um desperdício de recursos e investimentos no local – sem falar que vai contra o espírito de um modelo de trabalho híbrido.


-


Para concluir, o modelo híbrido costumava ser visto como um estilo alternativo de trabalho. Mas à medida que mais funcionários exigem flexibilidade, isso se tornará ainda mais comum. As empresas devem atender às necessidades de sua força de trabalho ou correm o risco de perder talentos para os empregadores que o fazem.

14 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo