• Lara Barros

Manual e dicas para o seu trabalho flexível funcionar


As barreiras para o trabalho flexível


Antes de chegar às principais dicas sobre como acertar, vamos analisar brevemente algumas pedras no caminho e os desafios desse modelo de trabalho.


Comunicação


Sejamos honestos, é preciso um esforço extra e um bom grau de planejamento para manter as pessoas que trabalham meio período ou remotamente em contato com tudo o que está acontecendo. Além disso, às vezes, as reuniões presenciais podem ser mais difíceis de organizar ou mais esforço para um gerente participar e o valor da comunicação informal do dia-a-dia, que é perdida quando alguém não está por perto não deve ser subestimado.


Mas chamadas de vídeo, funções de bate-papo etc. tornaram a comunicação muito mais fácil – supondo que os gerentes estejam usando as ferramentas disponíveis para uma ótima comunicação.


Recursos


Novamente, nem sempre é divertido quando se espera que alguém esteja trabalhando, apenas para você descobrir que não está! Muitos de nós acham quase impossível acompanhar as infinitas variações de padrões de trabalho de nossos colegas, ou mesmo de onde eles estão trabalhando hoje, mas o que realmente seria necessário para sermos um pouco mais adaptáveis ​​e flexíveis e manter nos afastamos de pensar que todos deveriam trabalhar como nós!


Além disso, se nos concentrarmos nas saídas em vez das entradas, a questão das horas/dias e da localização torna-se um pouco menos crítica. Talvez seja também uma boa oportunidade para pensar mais amplamente sobre como as horas são cobertas, clientes suportados, produtos criados etc., pois o trabalho flexível cria oportunidades quando se trata de recursos, bem como os desafios práticos mencionados acima.


Isolamento social


O trabalho remoto é muitas vezes solicitado às pressas. Na prática, os funcionários que solicitam o trabalho remoto geralmente pensam nos aspectos positivos enquanto se recusam a ouvir qualquer um dos avisos sobre o isolamento social. Mas o isolamento social atinge muitos e pode se tornar uma grande dor de cabeça para os gerentes que buscam manter seu trabalhador remoto no caminho certo.


Segundo a Forbes, 21% dos trabalhadores remotos apontaram a solidão como seu principal desafio. Uma solução óbvia é não oferecer trabalho remoto em tempo integral, mas, sempre que possível, oferecer uma combinação de escritório/local de trabalho e trabalho em casa. Se o funcionário não puder passar tempo com os colegas devido à distância do escritório, deficiência, etc., será necessário algum planejamento e comunicação sérios para garantir que o arranjo seja sustentável e produtivo para ambas as partes.


Os temporizadores completos retrocedem


Todos nós já estivemos lá, vendo um colega de meio período sair correndo para pegar seus filhos na escola ou fazer um pouco de jardinagem enquanto cavamos o resto do dia de trabalho. É difícil ver alguém buscar a liberdade enquanto estamos trancados, mas a realidade é que a maioria dos trabalhadores temporários não está saindo com o objetivo de colocar os pés para cima, eles estão saindo porque têm outro trabalho a fazer (pago ou não).


Então, realmente, o problema aqui é com os bloqueios mentais que as pessoas (você e nós).

Não há mal nenhum em empresas serem um pouco mais atenciosas com seus trabalhadores em tempo integral, estando cientes dos perigos de esgotamento, estresse, ansiedade quando eles têm que amontoar toda a sua vida pessoal em algumas horas todas as noites ou fins de semana. Reconheça e não ignore a pressão adicional que tantos trabalhadores em tempo integral experimentam enquanto seus colegas de meio período saem.


Dez dicas para começar a abrir seu local de trabalho para o trabalho flexível


1. Estratégia

Seja claro sobre as razões pelas quais você deseja oferecer um trabalho flexível e reconheça os benefícios que isso traz para sua organização. Isso tornará mais fácil superar a resistência de gerentes ou funcionários que são antiflexíveis.


2. Equilíbrio

Analise qual pode ser a proporção certa de funcionários em tempo integral para funcionários de meio período para suas equipes/departamentos individuais para garantir que a operação dos negócios e o bem-estar de todos os funcionários não sejam comprometidos se muitos pedidos de trabalho flexível forem enviados!


3. Comunicação

Quanto mais trabalhadores flexíveis você tiver, mais você precisa para melhorar o seu jogo com a comunicação. Quais ferramentas você usa para manter as pessoas informadas, elas estão funcionando, você se comunica com frequência suficiente, a comunicação é preguiçosa?


4. Cultura

Crie uma cultura e um ambiente onde os funcionários se sintam à vontade para levantar frustrações e preocupações com você sobre seus próprios padrões de trabalho e de outros, para que possam ser discutidos antes que o ressentimento se instale. A cultura que você está buscando é de dar e receber!


5. Saídas não entradas

Se puder, encontre maneiras de se concentrar nas saídas (o que é produzido ou feito) em vez das entradas (horas trabalhadas). Se a produção é alta, por que se preocupar com quando e como as pessoas obtêm resultados para o seu negócio?


6. Responsabilidade pessoal

Dedique tempo para garantir que todos tenham clareza sobre as tarefas/objetivos e expectativas. Treine os gerentes para se sentirem confiantes para responsabilizar os outros.


7. Papelada

Tenha uma política de trabalho flexível clara para que todos entendam o processo e as 'regras de engajamento'. Certifique-se de que os gerentes entendam a política. Incentive a boa resolução de problemas e a descoberta de soluções inovadoras, em vez da defesa dos gerentes.


8. RH

Obtenha aconselhamento ou envolva o RH mais cedo ou mais tarde quando surgirem problemas. Pequenos problemas têm o péssimo hábito de se tornarem grandes problemas se não forem gerenciados adequadamente.


9. Limites

Defina limites claros para o trabalho remoto em relação à comunicação, espaço de trabalho/escritório, viagens, horas, etc. Pode ser óbvio para você que o trabalho não deve ficar em segundo lugar para passear com cães durante o horário de trabalho, mas não assuma que seja para eles . Defina os limites dos comportamentos esperados!


10. Foco

Faça com que seus gerentes se concentrem no que não está funcionando e se concentrem em como fazê-lo funcionar. Com uma atitude positiva muito pode ser alcançado. Com uma atitude negativa, seus gerentes se comportarão como vítimas. Ninguém pode pagar ou trabalhar com isso!


Dores de cabeça de RH, em bandeja muito cheia de trabalhos que você não quer fazer, grande projeto se aproximando, Jaluch está aqui para ajudar! Aqui estão algumas das maneiras pelas quais apoiamos nossos clientes.

  • Auditorias de RH

  • Desenvolver políticas de trabalho flexíveis e cláusulas contratuais para o seu Manual do Funcionário

  • Solicitações de acesso do assunto (SAR)

  • Treinamento de Desenvolvimento Gerencial

22 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo