• Lara Barros

Como vender se o telefone não toca mais?

A transformação digital afetou todas as áreas de um escritório, principalmente vendas, as estratégias antigas ficaram ultrapassadas e com os novos hábitos da geração millennial um grande aliado foi deixado de lado, o telefone.


Isso não quer dizer que esse método não seja mais eficaz, pelo contrário, ainda gera muito resultado, mas hoje deve ser usado de forma que se relacione com o mundo digital.


O aparelho telefônico perdeu espaço quando as novas formas de comunicação chegaram, apesar disso, continua sendo visto como um dos meios mais profissionais e seguros, já que com as soluções certas despõem de gravação enquanto os aplicativos de mensagens instantâneas constantemente sofrem vazamento de dados e informação.


A questão no mundo de vendas hoje é: você não pode depender só de um meio de comunicação. Usando todos que estão disponíveis de forma estratégica, você consegue alcançar muito mais pessoas.


Vendas pelas novas formas de comunicação


O mundo novo pede para que você esteja em todos os meios e assim, o cliente tem a escolha de te chamar por onde se sentir mais confortável, e já sabemos que o cliente tem sempre a razão.


Redes sociais

Dependendo do seu segmento e público, as redes sociais se tornam o melhor espaço para você divulgar o seu produto ou serviço, vale destinar um grande investimento para essa área se for o caso.


As compras pelas redes sociais só aumentam. 83% dos usuários do Instagram usam a plataforma para encontrar novos produtos ou para avaliar as marcas antes de realizarem uma compra e o Brasil é o 1° em maior utilização do Instagram.


O ganho das redes sociais é que você pode tornar ele em um espaço interativo, com os stories e enquetes você acaba aproximando a marca do público e fazendo divulgações de forma rápida e eficaz, além de ter as trocas de mensagens instantâneas que são as preferidas dos clientes.


Existem diversas estratégias para você aplicar nas redes sociais como investir em anúncios, identidade visual, busca por influencers, entre outros. No Telegram existem diversos grupos com até 200 mil pessoas que você pode publicar sobre o seu serviço.


Videoconferência

Em tempos de pandemia, abandonamos as reuniões presenciais e passamos a nos comunicar a distancia via vídeo conferência. As reuniões por vídeo geram aumento de produtividade, eficácia, objetividade nas reuniões e, em alguns casos, até acelera a tomada de decisão.


Uma ferramenta dinâmica que possibilita o contato imediato com pessoas das mais variadas localizações, a videoconferência é uma ótima estratégia para driblar a distância e manter o relacionamento com seus clientes e colaboradores. A solução que mais se aproxima de um relacionamento presencial.


Vídeos

Um vídeo curto de até 2 minutos explicando o básico sobre o seu serviço é o suficiente para o cliente realmente se interessar e marcar uma apresentação. Vídeos bem construídos, seja em formato Selfie com você mesmo apresentando ou em um formato mais editado, serão muito úteis. São rápidos, dinâmicos, explicativos e ainda causam uma boa impressão.


Eles também servem muito bem como forma de recuperar um contato, quando está esperando uma resposta do cliente já a algum tempo e não quer ser insistente, um vídeo é um ótimo quebra gelo.


Mensagens de voz

O áudio está presente em grande parte de nossas vidas seja via podcast, música, rádio ou como mensagem de voz pelos apps. Tanto que o Áudio Marketing atualmente faz parte das estratégias de Marketing de Conteúdo de muitas marcas.


As mensagens visuais têm impacto positivo e com o Áudio Marketing não é diferente. Sabemos como é importante a comunicação oral. Ela desperta conexão, e sentimentos, quando uma pessoa fala de forma confiante, energética e engajada. Isso faz toda a diferença para uma venda.


Além disso, confiar apenas no texto e escrever artigos perfeitos para o marketing de conteúdo não é mais um diferencial. Assim, estratégias complementares de marketing de conteúdo devem ser consideradas.


Telefone

Para muitos ainda é o queridinho, principalmente para gestores comerciais que precisam acelerar o ciclo de vendas e melhorar suas taxas de conversão. Por ser um contato rápido, direto e onde as decisões finais já podem surgir dessa conversa.


A questão com o telefone é de que você precisa se atualizar. Ter uma telefonia IP ou na Nuvem te traz inúmeras vantagens para essa estratégia.


  • Mobilidade: Transferindo o seu ramal para o celular e você ganha tempo e produtividade na respostas.

  • Análises: Com as gravações da ligações você pode ouvir com calma a conversa, lembrar de pontos importantes e até ter insights de aonde a sua estratégia de vendas poderia melhorar.

  • Integração: É possível conectar a telefonia na nuvem aos sistemas já utilizados pela empresa, como o CRM, bancos de dados e HelpDesk.

  • Conf: Caso precise, será fácil colocar outra pessoa ou até transferir a ligação e já resolver a questão no mesmo minuto.

  • URA: Melhora o atendimento ao cliente, oferece informações e esclarece dúvidas sem a intervenção de um atendente.

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