• Lara Barros

Como criar uma cultura da empresa próspera em um mundo remoto

Atualizado: 22 de mar.


O número de funcionários trabalhando em casa está aumentando constantemente. Desde a pandemia, esse número aumentou e muitas organizações estão decidindo permanecer remotas ou pelo menos híbrido.



O que é Cultura da Empresa?

De acordo com SHRM , "A cultura de uma organização define a maneira adequada de se comportar dentro da organização". A forma como uma organização define sua cultura torna cada empresa única. Aqui estão alguns itens que você pode querer definir ao criar a cultura da sua organização:

  • Valores da empresa

  • Como os funcionários aparecem e o que você espera deles

  • Laços com a comunidade e como sua empresa aparece para essa comunidade

  • Os fornecedores com os quais você decide fazer negócios

  • Melhores práticas e objetivos organizacionais

Você está construindo uma cultura da empresa, mesmo que não seja intencional sobre isso. Como empresa, você deve fazer parte de sua história de construção de cultura. Se você tomar as rédeas agora, poderá construir algo de que se orgulhar. Caso contrário, você pode acabar produzindo algo que se afasta muito da visão que você criou para você e sua empresa.


Como traduzir a cultura da empresa para um ambiente remoto


A cultura remota não é tão diferente de uma experiência pessoal.

Primeiro, fique atento aos membros de sua equipe hoje. O que eles estão perdendo? O que tornaria sua experiência remota melhor? Como os gerentes e líderes podem ajudá-los a ter sucesso?


Em segundo lugar, implemente novas políticas e procedimentos para resolver os problemas remotos que você tem negligenciado. Certifique-se de que todos os funcionários entendam o que essas novas políticas e procedimentos fazem por eles. Como eles podem se beneficiar das ideias culturais que você colocou em prática?



Estratégias de Cultura de Contratação Remota e Integração

Culturas fortes começam durante a fase de contratação e integração da construção de uma equipe. Se você deseja que sua cultura tenha uma base sólida, comece analisando essas fases iniciais da jornada de seu funcionário.


Crie um portal de funcionários para novas contratações

Onde seus novos contratados chegam quando querem saber mais sobre sua marca? Você precisa dar a todos em sua equipe um local de fácil acesso e repleto de informações sobre sua organização.


Ter um portal de funcionários que forneça aos novos contratados a configuração do terreno e as informações de que eles precisam para prosperar em sua organização leva tempo.


Defina o propósito ou missão da sua empresa

Além de seus valores, seus funcionários precisam de uma missão.


Os funcionários precisam entender por que fazem o que fazem. Em um mundo remoto onde distrações e apatia podem criar raízes no trabalho, é importante lembrar aos membros de sua equipe por que eles adoram trabalhar para sua organização. O que você devolve para a comunidade local? Como eles podem retribuir ao trabalhar para você?


Aborde o conflito de maneira saudável

Por mais que queiramos evitar conflitos no local de trabalho, é um aspecto inevitável de trabalhar com outras pessoas. O conflito não precisa explodir ou criar efeitos cascata em todo o seu local de trabalho.


A comunicação remota é conveniente, mas os funcionários devem entender quando levar o conflito para uma estratégia de comunicação diferente. Por exemplo, pode ser difícil ler o tom de alguém em um e-mail. Se você ou um funcionário sente que algo está se perdendo na tradução, é hora de mudar as estratégias de comunicação.


Torne o bem-estar dos funcionários um inegociável

O bem-estar dos funcionários é uma parte essencial da construção de uma equipe remota. Infelizmente, é fácil para os trabalhadores remotos se sentirem isolados e esgotados por trabalharem longas horas.

Há muitas maneiras de tornar o bem-estar do funcionário uma grande parte da experiência do funcionário. Por exemplo, você pode fazer com que os funcionários participem de desafios de bem-estar dos funcionários , ofereçam seguro de saúde mental.

24 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo