• Lara Barros

Como criar conexões autênticas (mesmo trabalhando separados)

As empresas estão fazendo um ótimo trabalho se ajustando ao novo “normal” que é o trabalho remoto. Mas ainda falta uma grande parte do nosso antigo ambiente de trabalho: conexões autênticas com nossos colegas de equipe, gerentes e líderes . Esses momentos de conexão - seja falando sobre seus planos de fim de semana na cafeteira da cozinha ou tendo cinco minutos extras para discutir depois de uma reunião difícil - acabam moldando nossa afinidade com o empregador, nossa motivação intrínseca para o desempenho e nossa moral geral.


Então, o que podemos fazer para garantir que eles ainda aconteçam enquanto estamos trabalhando separados?





Por que as conexões autênticas são importantes.


Agora que vivemos com esse “novo normal” há vários meses, as pessoas estão lenta mas seguramente aprendendo a ser produtivas enquanto trabalham em casa. Infelizmente, por outro lado, também estamos vendo um aumento da solidão e do isolamento entre os funcionários. Isso significa que as empresas precisam começar a se tornar mais intencionais na criação de conexões.


Mas por que é tão importante construir conexões autênticas em primeiro lugar? Se você der uma olhada na pesquisa, ela mostra o impacto - em nível individual e organizacional - que essa conexão tem no local de trabalho:

Funcionários que têm um melhor amigo no trabalho têm 7x mais chances de serem engajados


Novas ideias para inspirar conexão e pertencimento.


1. Introduza um programa de orientação

Um programa de mentoria é uma ótima maneira de facilitar relacionamentos individuais entre líderes em ascensão e líderes experientes. Estamos no processo de executar nosso próprio programa de orientação na Blueboard e, com base no sucesso até agora, será expandido para toda a organização ainda este ano. A orientação não apenas ajuda os funcionários a progredir em direção a seus objetivos e desenvolver habilidades de construção de carreira, mas também é uma ótima maneira de criar um sentimento de pertencimento e conexão.


2. Almocem juntos

O simples ato de almoçar juntos pode ajudar bastante na construção de equipes mais fortes. É mais do que apenas comer juntos – é o conceito de reservar um tempo durante um dia agitado para fazer uma pausa com seus colegas. Seja todos os dias, para ocasiões especiais como aniversários e aniversários de trabalho, ou mesmo de vez em quando, comer junto tem seus benefícios.


3. Publique perguntas diárias, avisos e quebra-gelos

Mesmo apenas uma pergunta poderosa pode envolver os funcionários e desencadear conversas significativas. Feito facilmente por meio de sua ferramenta de mensagens de escolha, essas perguntas podem variar do mundano (“Qual é o seu cereal favorito?”) até o mais profundo (“Qual foi um momento de formação em sua vida?”). Com as instruções certas, essa prática simples pode desencadear debates divertidos, revelar semelhanças desconhecidas e inspirar segurança psicológica.


4. Aprenda algo novo juntos

Fazer uma aula ou curso em equipe sobre algo completamente novo é uma ótima maneira de construir relacionamentos. Dá à sua equipe a oportunidade de se concentrar em algo novo (em vez de forçar a conversa!), fazer perguntas e colaborar uns com os outros.


Seja um curso que contribua para os objetivos de desenvolvimento profissional de sua equipe ou algo totalmente novo, como uma aula de cerâmica, adquirir novas habilidades é uma maneira fácil de criar novas memórias em equipe.


5. Tenha retrospectivas regulares

A maioria dos dias de trabalho e projetos são rápidos, mas sua equipe está dedicando tempo para refletir? Abrir espaço para pensar em como sua equipe trabalha em conjunto – o bom e o ruim – incentiva a vulnerabilidade, a resolução criativa de problemas e a empatia entre colegas.


Pode parecer intimidante no começo, mas pode abrir rapidamente linhas de comunicação entre os membros de sua equipe. Existem diversos tutoriais e ferramentas que podem te apoiar nessa missão.


Com essas ideias, você pode cultivar conexões autênticas entre seus funcionários - mesmo enquanto todos estão trabalhando remotamente. As empresas bem-sucedidas investem na cultura de sua equipe e você está perdendo um elemento-chave da cultura ao ignorar as atividades de formação de equipe.

8 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo