• Lara Barros

A importância de um bom endomarketing

Dentro de uma empresa, o primeiro e o principal consumidor é o próprio colaborador. Por estarem envolvidos em todos os processos diariamente, eles mais do que ninguém, conhecem a fundo o produto ou serviço, e devem ser os primeiros a aprová-lo.


A experiência do funcionário é importante para agregar valor ao discurso, quando satisfeitos, além de serem consumidores eles também se tornam vendedores no seu ciclo social, dando seu selo de aprovação, que acaba valendo mais por estarem envolvidos no dia a dia da companhia.


Aplicar o endomarketing na estratégia da empresa é fundamental para atingir os resultados máximos de satisfação.





O que é Endomarketing?


Também conhecido como marketing interno, o Endomarketing é o conjunto de ações de marketing voltadas aos funcionários de uma empresa. Essa estratégia tem como objetivo melhorar o clima e conquistar os clientes internos, transformando cada profissional em embaixador da marca.


Qual a diferença entre Endomarketing e Comunicação Interna?


O público alvo é o mesmo, a diferença é que a comunicação interna tem como objetivo passar informação e conhecimento para o público interno da organização sobre os diversos assuntos que estejam envolvidos com os processos da empresa. Já o endomarketing, busca por meio de estratégias comunicacionais e ações, fazer com que os colaboradores se sintam engajados e motivados com o seu dia a dia no trabalho.


Por que usar o Endomarketing?


Francesc Delgado e Jeroni Benavides autores do livro “Marketing e Marketeam: Como Se Tornar um Empresário de Sucesso” afirmaram que

“Não existe marketing externo poderoso e eficaz sem antes desenvolvermos um marketing interno igualmente poderoso. O sucesso de ambos está necessariamente associado a sua combinação: enquanto o marketing externo oferece e vende expectativas ao cliente, o marketing interno garante que elas se materializem.”

É preciso que todos os funcionários estejam alinhados para, tanto beneficiá-los em uma boa jornada de trabalho, quanto para a empresa atingir os resultados esperados.


Quais os benefícios?


1. Colaboradores engajados

O endomarketing auxilia na motivação dos colaboradores. O que está ligado diretamente com o seu engajamento. Ele se sente uma parte tão importante daquele espaço quanto o próprio presidente. Isso acontece porque a empresa se mostra mais aberta às ideias e melhorias que os funcionários têm a oferecer.


2. Aumento da produtividade

Assim como a motivação, a produtividade também se torna uma realidade dentro de empresas com boas estratégias de endomarketing.


Eles apoiam tanto a empresa e suas ideias que acabam executando de uma forma melhor seu trabalho, com atitude mais proativa e garantindo melhores resultados para o negócio.


3. Menor rotatividade de funcionários

É notável que a rotatividade de funcionários diminua ao perceber que estão inseridos em um ambiente de trabalho que preza pela qualidade e bem-estar dos colaboradores, poucos se mostram dispostos a deixar a empresa — não pensando apenas no salário, mas na importância que a empresa demonstra com os seus funcionários.


4. A empresa passa a ter um clima organizacional ais saudável e agradável

Quando a empresa se preocupa com a qualidade de trabalho e bem-estar dos seus colaboradores, o fluxo de atividades se ajusta e os processos passam a ser seguidos de forma mais precisa.


Isso influencia no desempenho do time e no aumento de resultados positivos, pois impacta diretamente na produtividade e nos resultados da empresa.


5. Qualidade de trabalho e bem-estar

Algumas atividades no dia a dia são estressantes.


Muitos colaboradores acabam deixando que esse tipo de momento no trabalho afete seu bem-estar. Quando a empresa se preocupa com a saúde de seus funcionários, o ambiente de trabalho se torna mais agradável e notamos uma melhora considerável na saúde mental da equipe e diminuição do stress nos escritórios.

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