• Lara Barros

A comunicação na retomada do trabalho presencial

Com a aceleração da vacina e grandes cidades com mais da metade da população imunizadas, a esperança de retomada ao mundo anterior parece cada vez mais próxima. Com isso, a volta ao trabalho presencial é natural, mas deixar de considerar as inúmeras vantagens que o home office proporciona, pode ser um desperdício.


O meio termo para esse caso, que vem sendo muito adotado por diversas empresas no mundo inteiro, é o modelo de trabalho hibrido, método que mistura o digital e o presencial.


Infelizmente não se trata de uma tarefa tão simples colocá-lo em prática, já que é necessário considerar alguns fatores antes de implementar o modelo.



Modelo Hibrido


Bom, depois de quase 2 anos de pandemia você já deve saber, mas não nos custa nada esclarecer que o modelo de trabalho híbrido é aquele em que parte da sua jornada é realizada na sede da empresa e outra parte no home office.


Cada empresa define o modelo mais eficiente para o seu funcionamento, de acordo com as suas prioridades. Podendo ser o trabalho presencial três vezes na semana ou encontros pontuais na semana ou mês apenas para alinhamento do trabalho que está sendo realizado por cada um.


Em resumo, esses são os pontos fortes do modelo hibrido:

  • Encontros presenciais regulares e frequentes;

  • Forte uso da tecnologia;

  • Horário de trabalho flexível para os colaboradores;

  • Maior importância de conceitos como autogestão;

  • Comunicação (online e offline) ativa entre todos os profissionais.


Adaptação da comunicação


A comunicação online funciona de maneira muito diferente da presencial, alguns trabalhadores e até gestores se sentiram desconfortáveis com as reuniões virtuais devido a algumas desvantagens e barreiras que esse modelo de contato pode trazer.


Para que o modelo híbrido funcione, será preciso passar por uma adaptação desses processos. Indo além de uma mudança somente na cultura da empresa, mas também algumas adaptações estruturais e tecnológicas.


O primeiro passo é mapear os desafios que vão surgir na empresa e buscar a melhor forma de lidar com eles.


O segundo passo é investir na base que vai sustentar esse modelo, a tecnologia. Ter como aliado os recursos de áudio, vídeo e softwares próprios que permitam a plena interação entre os participantes da reunião, tanto físicos, quanto virtuais.


Uma dica, é buscar pelas Comunicações Unificadas, uma central que integra todas as formas de contato corporativo em um único endereço web que será divulgado tanto para os clientes quanto para os próprios colegas de trabalho, facilitando a comunicação por esses meios.


Muitas empresas ainda utilizam o telefone como meio de comunicação principal, principalmente para áreas de relacionamento com o cliente, por isso, vale lembrar de manter o mesmo número tanto no presencial quanto no online, a telefonia em nuvem além de assegurar essa questão e ainda oferece opções de videochamadas.


A troca de informações deve ser constante para assegurar que nenhuma tarefa seja deixada de lado, por exemplo. É preciso garantir que esses profissionais se comuniquem presencial e também digitalmente para que fiquem sempre atualizados.


Uma boa opção é disponibilizar uma intranet integrada com gestão documental, assim os colaboradores podem publicar as noticiais mais interessantes e relacionadas com o trabalho e buscar por documentos que ficam disponível no armazenamento.


Também é importante investir na organização e na gestão dos fluxos de trabalho. Mais independentes, os profissionais precisam assumir um número maior de responsabilidades. Por isso, é necessário investir na criação de métodos claros e práticos para que todos os colaboradores consigam ser eficientes.


É preciso encontrar um equilíbrio


O trabalho remoto já é parte do nosso presente e estará no nosso futuro. Mas o ser humano não está preparado para ficar isolado e a presença física faz falta em momentos importantes e delicados. É preciso promover essas adaptações para melhor se encaixar a uma nova realidade e conseguir extrair o melhor dos dois mundos.


Se ficou interessado em alguma dica, entre em contato com a gente para um bate-papo sobre esse novo cenário.

9 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo