Lara Barros
2021 já está logo ai! O que esperar?
Não poderia fugir do clichê de dizer que 2020 foi um ano de grandes desafios para todo mundo. Passamos por pandemia; isolamento social; mudança nas organizações; eleições; black lives matter; avanços tecnológicos.
Realmente muita coisa aconteceu e se você for assim como eu, está ansioso para a virada e continuar uma nova história em 2021.
Que será um ano melhor, não tenhamos dúvidas! Mas com tantas mudanças é difícil saber o que esperar do próximo ano. Quando se trata de comunicação, pelo menos, conseguimos ter perspectivas para os próximos anos.

Comunicação em 2021
Busca por Voz -
“Alexa!” “Hey Siri” “Ok Google”
A pesquisa realizada pela consultoria Ilumeo, de Data Science, mostrou que o uso dos assistentes virtuais cresceu 47% durante a pandemia do Novo Coronavírus. O estudo apontou ainda que 54% dos entrevistados já vêem mais valor em produtos e serviços que permitam as interações por voz, enquanto dois a cada três pessoas teriam interesse em seguir utilizando dispositivos dessa forma. Já são 20% dos brasileiros que fazem o uso dessas pratica diariamente.
Essa tendência altera significativamente a forma como se buscam informações, o que se observa é que as pesquisas são mais longas e feitas como se fossem uma “conversa” entre o usuário de internet e o buscador.
Certifique-se de adaptar as palavras da sua empresa para essa busca.
Posição Zero no Google -
Garantir que sua empresa saia na primeira página do Google já não é mais suficiente, agora o objetivo é alcançar a posição zero.
Featured Snippets, conhecido como posição zero do Google são caixas de resposta que entregam informações objetivas da sua pesquisa. O principal é a experiência do usuário, que tem resultados rápidos e precisos, sem a necessidade de perder tempo clicando em diversos links. Você com certeza já deve ter respondido alguma das suas dúvidas assim.
Comunicação Interna no Topo -
Um dos grandes impactos da pandemia foi o isolamento social e com isso a necessidade de, rapidamente, reorganizar as operações, estruturar o trabalho remoto, manter a motivação e o engajamento. Não foram poucas as organizações que descobriram não contar com canais e processos efetivamente estruturados para se comunicar.
O home Office é um caminho sem volta e as pessoas são o motor primordial para o funcionamento da sua empresa. É preciso investir nas novas tecnologias de comunicação, como Rede Social Corporativa, para acompanhar as mudanças em tempo real.
Compras nas Redes Sociais
O instagram acaba de atualizar seu aplicativo e destacou uma aba inteira dedicada exclusivamente para lojas e compras. Por ser bem localizada, muito dos internautas acabam passando por ela, mesmo que sem querer.
Esses canais representam grandes oportunidades de negócios e uma boa visibilidade. Para se ter uma ideia, 72% dos usuários do Instagram dizem que compraram um produto que viram no aplicativo.
IA e Mascotes -
Magazine Luiza (Magalu), Natura (Nat) e agora Casas Bahia (Baianinho) indicam uma tendência importante para os próximos anos: a humanização das marcas.
A criação de personagens que vivem nos mundos virtuais que interagem e participam de eventos chamam bastante a atenção. Uma pesquisa divulgada pela Bits To Brands afirma que os influenciadores virtuais, geram três vezes mais engajamento nas redes sociais em comparação com influenciadores reais.
Vídeos Curtos -
Todo mundo acompanhou a febre do Tik Tok, o app teve um crescimento em 2020, atingindo a marca de 2 bilhões de downloads. Além dele, para entrar em competição o instagram lançou o Reels, que também já viralizou.
A popularidade crescente de vídeos curtos se da pelo desejo dos consumidores que as informações sejam rápidas, envolventes e fáceis de consumir, e esse formato preenche todas essas lacunas.
Experiência do Cliente –
A pesquisa realizada pela The CMO Survey, da Salesforce, aponta que 84% dos clientes dizem que a experiência que uma empresa oferece é tão importante quanto seus produtos e serviços – em 2018 eram 80%.
Aposte no atendimento personalizado, invista em bons equipamentos para sempre que o cliente te procurar ter a menor interferência de ruídos possível.
Posicionamentos Rápidos -
Já vínhamos acompanhando essa necessidade desde 2018, agora em 2020 com as fortes manifestações, inclusive envolvendo grandes empresas, deixa clara a sua importância.
Em qualquer crise ou questão que possa se enfrentar, é necessário ser transparente, dar uma resposta rápida, mas que passe longe de um scrip de copiar e colar, é preciso sinceridade e assumir a responsabilidade da questão.